Rússia
Para viajar com seu animalzinho de estimação para Rússia, são necessários os procedimentos listados abaixo:
Requisitos Sanitários (Cães & Gatos)
• Microchip (ISO 11784 / 11785);
• Vacinação Antirrábica, se primária, aplicada a mais de 30 dias e menos de 1 ano;
• Sorologia de Raiva (Rabies Neutralising Antibody Titre Test / RNATT);
• CVI – Certificado veterinário Internacional.
Segundo o Regulamento (UE) nº 576/2013 do Parlamento Europeu, são obrigatórias a vacinação antirrábica e a titulação de anticorpos antivírus da raiva em um dos laboratórios habilitados pela ANSES.
Abaixo diagrama explicando como deve ser feito o procedimento de Sorologia para Raiva:
Indo para a Rússia
Possuir a documentação adequada é crucial e, para entrar em qualquer país, incluindo a Rússia, será preciso ter um atestado veterinário internacional e um certificado de vacinação contra a raiva, de acordo com o Vladimir Starinsky, sócio-administrador do escritório de advocacia, Starinsky, Korchago e Parceiros. O animal deve ter sido vacinado contra raiva com, pelo menos, um mês de antecedência à partida, pois esse é o período que demora para produção de anticorpos. Por esse motivo, também tenha em mente que animais com menos de quatro meses também não são permitidos.
Se você pretende visitar a Rússia com seu cão ou gato (não mais de dois por pessoa), não é necessário obter uma permissão especial do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor); um atestado veterinário internacional será suficiente para provar que seu animal de estimação passou por um check-up médico ao menos cinco dias antes da partida e que tomou as vacinas de raiva e polivalentes nos 12 meses anteriores à viagem.
QUER SABER MAIS ?
Consulte nossos especialistas, podemos ajudá-lo.